Mecânica Celeste: as 3 Leis de Kepler e a Gravitação Universal
Mecânica Celeste: as 3 Leis de Kepler e a Gravitação Universal
As dicas do Tonho sobre Kepler:
- Kepler estabeleceu de forma definitiva como os planetas se movem ao redor do sol.
- Com a ajuda do astrônomo Tycho Brahe (1546-1601), que trabalhou com ele em seu observatório até sua morte, Kepler foi capaz de enunciar três leis que permanecem válidas até hoje.
- O mais incrível de tudo é que Kepler e Tycho descobriram tudo isso muitos séculos antes dos computadores e dos modernos telescópios digitais.
- Veja a videoaula novamente, para perceber como eles fizeram descobertas geniais, que mudaram a história da física e da astronomia.
Veja As Leis de Kepler
- 1ª Lei de Kepler : As trajetórias dos planetas, em torno do Sol, têm forma elíptica, e o Sol ocupa um dos focos da elipse.
- 2ª Lei de Kepler : O raio vetor que une o centro de massa do Sol e o centro da massa de um planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.
- t1 = t2 então A1 = A2
- Como consequência da 2ª Lei de Kepler, a velocidade de translação do planeta é variável, sendo máxima no periélio e mínima no afélio.
- O movimento de translação somente seria uniforme se a órbita fosse circular.
- Na imagem a seguir você consegue ‘ver’ o ponto em que a Terra está mais próxima do Sol, no Periélio, e o ponto mais distante, no Afélio.
- A força gravitacional entre dois pontos materiais tem intensidade diretamente proporcional ao produto de suas massas, e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.
- G = constante de gravitação universal.
3ª Lei de Kepler
Para todos os planetas de um sistema solar é constante a razão entre o cubo do raio médio da órbita (semieixo maior da elipse) e o quadrado do período.
O esquema da Lei da Gravitação Universal
Entenda os Satélite artificiais estacionários:
a. órbita contida no plano equatorial da Terra;
b. órbita circular para que o movimento seja uniforme;
c. período de translação igual ao período de rotação da Terra: 24 horas;
d. raio de órbita obtido aplicando-se a 3ª Lei de Kepler e comparando com a Lua.
Atividades-3ª Lei de Kepler
1-Em setembro de 2010, Júpiter atingiu a menor distância da Terra em muitos anos. As figuras abaixo ilustram a situação de maior afastamento e a de maior aproximação desses planetas, considerando que suas órbitas são circulares, que o raio da órbita terrestre (RT) mede 1,5.1011 m e que o raio da órbita de Júpiter (RJ) equivale a 7,5.1011 m.
De acordo com a Terceira Tei de Kepler, o período de revolução e o raio da órbita desses planetas em torno do Sol obedecem à relação:
Em que TJ e TT são os períodos de Júpiter e da Terra, respectivamente. Considerando as órbitas circulares representadas na figura acima, o valor de TJ, em anos terrestres, é mais próximo de:
a) 0,1
b) 5
c) 12
d) 125
Dado: UA: unidade astronômica.
a) 30 anos
b) 25 anos
c) 17 anos
d) 27 anos
e) 12 anos
3-Quando o raio médio da órbita de um planeta está em unidade astronômica (UA), e o período de revolução está em anos terrestres, o resultado da lei dos períodos aplicada a qualquer planeta deve tender a 1. Qual deverá ser o raio médio da órbita de um planeta qualquer do sistema solar, em UA, que possui período de translação de oito anos?
a) 0,5 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4
4-(UFPB) Recentemente, noticiou-se a chegada do robô Curiosity a Marte. Antes de descer sobre a superfície, o robô orbitou em torno de Marte com uma trajetória circular de raio R e período T. Esse mesmo satélite orbitaria em torno da Terra com um trajetória circular de raio 3R e período 2T. Sabendo que a Terceira Lei de Kepler é dada por:
Em que M é a massa do corpo central, e K uma constante, identifique a razão entre as massas da Terra e de Marte:
a) 27/4
b) 3/2
c) 9/8
d) 8/9
Comentários
Postar um comentário