REVISÃO DA RECUPERAÇÃO AC2
ATIVIDADES DO LIVRO
AO FAZER A PROVA MEMORIZE AS FÓRMULAS
F=m.a
P=m.g
PX=fel e m.gsen=k.x
o que pode está oposto a Px é a força elástica f=k.x
I-
neste caso Pb=(ma+mb).a
O peso de B é a força responsável por deslocar os blocos para baixo. Considerando os blocos como um único sistema e aplicando a 2ª Lei de Newton.
II-
Considerando os dois blocos como um único sistema, temos: F = (mA + mB) . a, substituindo os valores encontramos o valor da aceleração e T= mA . aIII-
Terceira Lei de Newton
A Terceira Lei de Newton é a Lei da "Ação e Reação". Isso significa que, para cada ação, há uma reação de mesma intensidade, mesma direção e em sentido oposto. O princípio da ação e reação analisa as interações que ocorrem entre dois corpos.
Questão 1
Relacione as três leis de Newton com os respectivos enunciados.
- 1ª lei de Newton
- 2ª lei de Newton
- 3ª lei de Newton
( )Determina que a força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração do corpo.
( )Enuncia que a toda ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.
( )Indica que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que uma força resultante passe a atuar sobre ele.
Resposta correta: (2); (3) e (1).
Lei da inércia (1ª lei de Newton): indica que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que uma força resultante passe a atuar sobre ele.
Lei fundamental da dinâmica (2ª lei de Newton): determina que a força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração do corpo.
Lei da ação e reação (3ª lei de Newton): enuncia que a toda ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.
Questão 2
Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Qual o valor, em kg, da massa m?
a) 5.
b) 4.
c) 3.
d) 2.
e) 1.
Alternativa correta: b) 4.
Para encontrar o valor da massa, vamos aplicar a segunda lei de Newton. Para isso, precisamos primeiro calcular o valor da aceleração.
Como a aceleração é igual ao valor da variação da velocidade dividido pelo intervalo de tempo, temos:
a=10:2=5m/s2
Substituindo os valores encontrados:
F=m.a
20=m.5
m=4kg
Portanto, a massa do corpo é 4kg.
Questão 3(livro Bernoulli)
resolução
Fe=força elástica
b)Px.sen=k.x
5.10.0,5=100.x
25=100x
x=25:100
x=0,25m=25cm
Questão 4(livro Bernoulli)
Portanto, entre o bloco e o plano inclinado, a intensidade da força de atrito é igual a 2,0 N.
(UFRGS - 2018) O cabo-de-guerra é uma atividade esportiva na qual duas equipes, A e B, puxam uma corda pelas extremidades opostas, conforme representa a figura abaixo.
Considere que a corda é puxada pela equipe A com uma força horizontal de módulo 780 N e pela equipe B com uma força horizontal de modulo 720 N. Em dado instante, a corda arrebenta. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.A força resultante sobre a corda, no instante imediatamente anterior ao rompimento, tem módulo 60 N e aponta para a ________. Os módulos das acelerações das equipes A e B, no instante imediatamente posterior ao rompimento da corda, são, respectivamente, ________, supondo que cada equipe tem massa de 300 kg.
a) esquerda - 2,5 m/s2 e 2,5 m/s2 b) esquerda - 2,6 m/s2 e 2,4 m/s2
c) esquerda - 2,4 m/s2 e 2,6 m/s2 d) direita - 2,6 m/s2 e 2,4 m/s2
e) direita - 2,4 m/s2 e 2,6 m/s2
Alternativa correta: b) esquerda - 2,6 m/s2 e 2,4 m/s2.
Acha a aceleração de cada um cabo isolado.
Fa=ma.a
Fb=mb.a
Portanto, o texto com as lacunas preenchidas corretamente é:
A força resultante sobre a corda, no instante imediatamente anterior ao rompimento, tem módulo 60 N e aponta para a esquerda. Os módulos das acelerações das equipes A e B, no instante imediatamente posterior ao rompimento da corda, são, respectivamente, 2,6 m/s2 e 2,4 m/s2, supondo que cada equipe tem massa de 300 kg.
Questão 5
Um bloco de peso igual a 100N é arrastado com velocidade constante sobre uma superfície horizontal. Determine a intensidade da força de atrito da superfície sobre o bloco sendo o valor do coeficiente de atrito 0,4.
Fat= µ.N
Fat= µ.P
Fat= 0,4.100
Fat= 40N
Questão 6(livro Bernoulli)
Questão 8
Um bloco de madeira encontra-se em equilíbrio sobre um plano inclinado de 45º em relação ao solo. A intensidade da força que o bloco exerce perpendicularmente ao plano inclinado é igual a 2,0 N.
Entre o bloco e o plano inclinado, a intensidade da força de atrito, em newtons, é igual a:
a) 0,7
b) 1,0
c) 1,4
d) 2,0
Como o bloco encontra-se em equilíbrio sobre o plano inclinado, a força resultante tanto no eixo x quanto no eixo y, é igual a zero.
Desta forma, temos as seguintes igualdades:
fatrito = P. sen 45º
N = P. cos 45º
Sendo N igual a 2 N e o sen 45º igual ao cos 45º, então:
fatrito = N = 2 newtons
Questão 8(Bernoulli questão 2)
Uma bonequinha está presa, por um ímã a ela colado, à porta vertical de uma geladeira. a) Desenhe esquematicamente essa bonequinha no caderno de respostas, representando e nomeando as forças que atuam sobre ela. b) Sendo m = 20 g a massa total da bonequinha com o ímã e µ = 0,50 o coeficiente de atrito estático entre o ímã e a porta da geladeira, qual deve ser o menor valor da força magnética entre o ímã e a geladeira para que a bonequinha não caia? Dado: g = 10 m/s2
a) As forças atuantes no ímã são: → P = força peso aplicada pelo planeta Terra. → Fmag = força de atração magnética aplicada pela geladeira. → FN = força normal de contato aplicada pela geladeira. → Fat = força de atrito aplicada pela geladeira. Observação: a força total que a geladeira aplica no ímã é a resultante entre → FN , → Fmag , e → Fat e vai equilibrar o peso do ímã.
b)Para a bonequinha não cair, devemos ter: Fat = P e FN = Fmag Sendo o atrito estático, temos: Fat ≤ µE FN m g ≤ µE Fmag
fmag=força magnética
20g=0,002kg
Questão 8(Bernoulli questão 11)
F = 500 / 2³
F = 500 / 8
F = 62,5 kgf letra C
Questão 8(Bernoulli questão 30)
Um objeto cúbico, maciço e homogêneo, de massa igual a 1500g, está em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o objeto e a superfície é igual a 0,40. Uma força F, horizontal à superfície, é aplicada sobre o centro de massa desse objeto.
Que gráfico melhor representa a intensidade da força de atrito estático Fatrito em função da intensidade F da força aplicada? Considere as forças envolvidas em unidades do SI.
Um objeto cúbico, maciço e homogêneo, de massa igual a 1500g, está em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o objeto e a superfície é igual a 0,40. Uma força F, horizontal à superfície, é aplicada sobre o centro de massa desse objeto.
Que gráfico melhor representa a intensidade da força de atrito estático Fatrito em função da intensidade F da força aplicada? Considere as forças envolvidas em unidades do SI.
resolução
letra c
Ou seja, é um função linear.
Essa correspondência irá se acabar quando a força for maior que o atrito estático.
Questão 8(Bernoulli questão 21)
Um bloco de borracha de massa 5,0 kg está em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. O gráfico representa como varia a força de atrito sobre o bloco quando sobre ele atua uma força F de intensidade variável paralela à superfície.

O coeficiente de atrito estático entre a borracha e a superfície, e a aceleração adquirida pelo bloco quando a intensidade da força F atinge 30 N são, respectivamente, iguais a:
Fatd=10N (vide gráfico)
FR=ma 30 – 10=5.a
a=4m/s2
Fate=μeN=μeP=μemg
15=me.5.10
μe=15/50
μe=0,3
Comentários
Postar um comentário