FORÇA ELÁSTICA

 



FORÇA ELÁSTICA

Fel=k.x

Fel=força elástica

K=constante elástica

x= elongação, deformação da mola, comprimento da mola

força elástica é aquela que surge a partir da deformação (compressão ou distensão) de uma mola, ou de algum outro corpo com propriedades elásticas. Trata-se de uma força restauradora, isto é, procura sempre compensar, desfazer, a deformação que foi imposta.

Lei de Hooke

Empiricamente, constata-se que essa força exercida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento da posição de equilíbrio, estando ela comprimida ou distendida. Portanto:F=kx

Essa equação é conhecida como Lei de Hooke, em homenagem a Robert Hooke, responsável por formulá-la.

Nela, é a constante elástica da mola, e sua unidade é N/m no Sistema Internacional. Tal constante elástica representa a “dureza” da mola.

O deslocamento, ou deformação, x, mede a distância da extremidade da mola com relação à sua posição de equilíbrio, ou seja, é a diferença entre o comprimento e o comprimento relaxado.Uma mola com k alto necessitará de mais força aplicada para obter o mesmo deslocamento, e, portanto, é considerada dura (de difícil deformação). Já uma mola com k baixo, será deformada com uma força menor, e, portanto, é considerada mole (de fácil deformação).

Atividades

1-A mola da figura tem constante elástica 20 N/m e encontra-se deformada de 20cm sob a ação do corpo A cujo peso é 5N. Nessa situação, a balança, graduada em Newtons, marca:


OBSERVE que a força elástica esta sob uma força peso, logo Fel=P e x=20cm=0,2m

Temos que P=Fel+FN


Agora termine:




2-Calcule a constante k da mola representada no gráfico.


Resolução:

Analisando o gráfico acima, é possível notar que, quando se aplica uma força de 40 N sobre a mola, sua deformação é de 0,5 m. Além disso, a força elástica que a mola faz também tem módulo de 40 N, de acordo com a TERCEIRA LEI DE NEWTON, a lei de ação e reação. Vamos calcular a constante elástica dessa mola em questão com base no módulo da força elástica.

Fel=k.x




3-Uma mola de constante elástica igual a 200 N/m tem comprimento de 20 cm. Quando submetido a uma força externa, o comprimento dessa mola passa a ser de 15 cm. Determine o módulo da força elástica que é exercida pela mola, quando comprimida em 15 cm.

a) 40 N/m

b) 10 N/m

c) 30 N/m

d) 15 N/m

e) 25 N/m

resolução :

A deformação da mola é medida pela diferença entre o seu comprimento original e o seu tamanho quando sujeita a uma força externa. Nesse caso, a elongação da mola é de 5 cm(20cm-15cm) ou 0,05 m. Com base nisso, vamos fazer os cálculos:


4-Quando comprimida por uma força de 4 N, uma mola tem o seu comprimento alterado em 1,6 cm . A constante elástica dessa mola, em N/m, vale cerca de:

a) 6,4 N/m

b) 500 N/m

c) 250 N/m

d) 256 N/m

e) 12,8 N/m

Vamos fazer o cálculo de acordo com a lei de Hooke:

5-Em relação à força elástica, descrita matematicamente pela lei de Hooke, assinale a alternativa CORRETA:

a) Quanto maior for a constante elástica de uma mola, menor será a força necessária para deformá-la.

b) A força elástica é inversamente proporcional à elongação da mola.

c) A força que é exercida sobre a mola, deformando-a, é igual à força elástica gerada pela mola.

d) A força elástica tem o seu valor máximo quando a mola encontra-se em seu formato original.

e) A constante elástica da mola é uma grandeza escalar, medida em newtons por grama.

Gabarito: letra c.

obs: Quanto menor for a constante elástica de uma mola, menor será a força necessária para deformá-la.

A força elástica tem o seu valor mínimo quando a mola encontra-se em seu formato original.

A constante elástica da mola é uma grandeza escalar, medida em newtons por metro.


EXERCITANDO

1-A mola ideal da figura varia seu comprimento de 12cm para 17cm, quando penduramos em sua extremidade um corpo A (em repouso) de peso 10N. Determine:



a)Qual a constante da mola, em N/M?

Observe que x=l-lo

b)Qual o comprimento da mola, quando ela sustentar em equilíbrio um corpo B de peso 20N?

l=lo+x

2-BERNOULLI-SIMULADO 2021


A força elástica é definida a partir da lei de Hooke. Essa lei afirma que, quando se aplica uma força sobre uma mola, ela se deforma, dando origem a uma força elástica que tem a mesma direção da força externa, mas sentido oposto.

De acordo com a lei de Hooke, a força elástica apresenta módulo igual à força que é aplicada sobre a mola. Além disso, essa força é também igual ao produto entre a constante elástica da mola (k), medida em newtons por metro (N/m), e a deformação da mola (x), medida em metros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEIS DE NEWTON Exercícios

recuperação motiva etapa I 2022